Notícias

Juped trabalha temáticas abordadas no livro “Extraordinário”

 
17 de setembro de 2018
 

A Juped – Jornada Universitária de Pedagogia aconteceu nos dias 01 a 03/10 e exaltou a diversidade por meio das representações artísticas elaboradas pelos alunos do curso, com base no livro trabalhado no semestre:  “Extraordinário” de R. J. Palacio.

A cada ano o projeto tem uma temática diferente para que os alunos possam assimilar conhecimento prático e teórico, ampliando horizontes, conforme citou a Pró-Reitora Acadêmica do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Profª Magda Cristina Nascimento Rochael: “Antes o pedagogo era visto apenas como aquele que alfabetizava crianças, e seu trabalho terminava no momento em que o educando aprendia a ler e escrever, entretanto, o campo de atuação do pedagogo é muito vasto, ele se faz fundamental em todas as instituições de cunho educativo extrapolando os muros da escola”.

 

A Coordenadora do curso, Profª. Ana Carolina Carneiro Lopes, ressaltou os desafios diversos da profissão. “Precisamos nos reinventar constantemente, ir além das práticas convencionais de ensino, lidar com as diferenças, desenvolver habilidades e ir muito além da sala de aula, esse projeto visa proporcionar experiências que serão fundamentais para atuação profissional: planejamento, execução, avaliação de projeto, criatividade, tomada de decisões, trabalho em equipe etc”.

“O Corcunda de Notre Dame” um clássico da literatura francesa, foi transformado em musical e foi encenado pelos alunos do curso. A forma pura de amor do corcunda Quasimodo pela cigana Esmeralda, emocionou os presentes atentos às tramas que envolveram a apresentação.

No dia 02/10, a palestra Comunicação e Oratória, foi ministrada por André Mancilha e, em seguida, mais apresentações artísticas, músicas autorais e populares foram interpretadas pelos alunos, poemas declamados, todos alusivos ao respeito às diferenças.

Mais arte integrou a Juped, no último dia do evento, os alunos puderam participar de oficinas de pintura de rosto, escultura de balão, desenho artístico na Educação Infantil, literatura infantil além da oficina de recursos tecnológicos no Ensino Fundamental.
Tour virtual