FEPI - Notícias

Notícias

Curso de Letras e Pedagogia realiza I Mostra Científica das Licenciaturas

 
16 de maio de 2018
 

Na sexta-feira (27/04) aconteceu a I Mostra Científica dos cursos de Pedagogia e Letras. A atividade faz parte do Projeto Integrador que tem como objetivo desenvolver competências e habilidades, conforme Diretrizes Curriculares Nacionais e se apresenta como uma proposta interdisciplinar, que enfatiza as Metodologias Inovadoras, que são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível e interligada.

A coordenadora do curso de Letras, Prof.ª Patrícia de Lucas Caldeira Rocha destacou que a atividade teve o objetivo de abordar as temáticas relacionadas ao multiculturalismo, à cibercultura e à cidadania, temas de extrema relevância para a formação de nossos futuros docentes. Ao possibilitar a investigação e a reflexão sobre cultura e multiculturalismo esta atividade capacita nossos discentes a atuarem em diversos contextos educacionais em que a diversidade cultural faz-se presente.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Prof.ª Ana Carolina Carneiro Lopes o trabalho foi realizado enfatizando o papel protagonista do aluno em seu processo de aprendizagem, em seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas da pesquisa: analisando, refletindo, criando, construindo, com orientação do professor. Na apresentação pode-se perceber a motivação dos alunos e como eles compreenderam a função social da educação.

A Prof.ª Rosangela Ribeiro, professora que ministra o Projeto Integrador declarou que com a primeira mostra científica das licenciaturas foi possível proporcionar aos alunos a possibilidade de expor oralmente e por meio de registro científico na modalidade de pôsteres o conhecimento construído por eles em sala de aula. Tendo a professora como mediadora, durante o primeiro bimestre os mesmos se colocaram como pesquisadores autônomos na investigação da temática “Multiculturalismo, cidadania e cibercultura”, autonomia esta necessária à vida profissional e pessoal de qualquer indivíduo. O retorno dos alunos na avaliação da atividade desenvolvida foi muito positiva, sentiram-se capazes e motivados a fazerem mais e melhor. “Que venham mais mostras científicas”, afirmaram eles!

As pesquisas foram desafiadoras e atraíram a atenção dos colegas dos demais períodos que foram prestigiar o trabalho, conforme relato da aluna do 7º curso de Letras, Cinthia Pádua Pereira Pinto: “Achei interessantes os trabalhos, os temas foram muito relevantes, a integração entre os dois cursos é importante pois, como são voltados ao ensino, esse tipo de prática é muito válido porque visa somar o conhecimento de ambos, expõe diferentes pontos de vista”.
  
Sobre o trabalho que teve como tema o racismo, Gabriela Aparecida Pereira, aluna do 1º período do curso de Pedagogia contou: “fiquei muito chocada, há diferenças entre preconceito e discriminação, eu não sabia disso e de outras coisas que aprendemos ao desenvolver o trabalho, mudou minha forma de pensar. Foi muito válido, eu nunca havia feito um trabalho nesse nível.  Eu não sabia pesquisar, aprendi aqui na FEPI, achei maravilhoso poder praticar isso desde o primeiro período, o fato de ser professora esse tipo de experiência nos ajudará na prática profissional mais tarde”. A respeito da interação com outros cursos Gabriela disse: “Foi uma experiência muito válida, nós temos uma cabeça voltada para lidar com crianças enquanto que o curso de Letras é voltado mais para jovens, logo, esse diálogo com certeza contribui, ajuda a compreender melhor o outro. Estou gostando muito do curso, gostei demais dessa nova metodologia adotada pela FEPI, exige mais da gente, mas é para nosso próprio bem, nos deixa mais seguros e preparados para os desafios que iremos encarar na profissão”.

A apresentação do trabalho contou ainda com a presença da Reitora, Profª Cidélia Maria Barbosa Lima, da Pró-Reitora Acadêmica Magda Cristina Nascimento Rochael e demais professores da instituição.  

Tour virtual