FEPI - Notícias

Notícias

Caique Ribeiro tem artigo sobre técnica inédita publicado em revista Científica na área de Medicina Veterinária

 
08 de junho de 2018
 

Neste mês foi publicado o artigo produzido pelo aluno do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Caique Augusto Ribeiro Gomes. O trabalho é referente à uma nova técnica de diagnóstico por imagem veterinário que o aluno está desenvolvendo desde 2016 sob orientação do Prof. Thiago Pires Anacleto; a técnica é denominada Colangiografia Transcolecística Percutânea em Cães e consiste na radiografia contrastada das vias biliares destes animais.

“É importante salientar que a técnica é inédita, sendo a primeira técnica de colangiografia percutânea descrita na Medicina Veterinária, não sendo encontradas técnicas semelhantes tanto na literatura nacional quanto internacional” informou o aluno.

O artigo foi publicado na revista Pesquisa Veterinária Brasileira, que é um periódico científico internacional com Qualis A2 e fator de impacto JCR de 0.35, mostrando o quão relevante o trabalho se apresenta na área médica veterinária.

"É uma conquista, obtida por meio de muito estudo, dedicação e amor ao trabalho desenvolvido. O sentimento de satisfação é imenso, principalmente pela relevância, repercussão e reconhecimento que o trabalho vem recebendo pela classe médica veterinária, sobretudo na área do diagnóstico por imagem.
Agradeço ao meu orientador Prof. Thiago Pires Anacleto, que foi essencial para o desenvolvimento e sucesso desta pesquisa, sempre atencioso e paciente, cumprindo seu papel com perfeição."

A respeito do artigo publicado na Revista Científica Pesquisa Veterinária  Brasileira - Brazilian Journal of Veterinary Research o coordenador do curso, Prof. Leonardo José Rennó Siqueira disse: “A área de diagnóstico por imagem já conhecida por nós médicos veterinários como uma área que exige muita dedicação e competência do profissional. Sem dúvidas, o aluno Caique desenvolveu um trabalho brilhante juntamente com o professor Thiago, ele é um aluno muito interessado e que é determinado naquilo que faz, por isso está alcançando e vai alcançar muitas outras vitórias por ai... É um orgulho para nós, falo em nome da Fepi, produzir pesquisas dessa qualidade e relevância perante ao mercado.”


O trabalho pode ser acessado por meio do link: http://pvb.com.br/?link=verart&tipo=ID&campo1=2303
Tour virtual