Notícias

Aniversário de 45 anos do curso de Engenharia Civil é comemorado na Semana Acadêmica do curso

 
06 de junho de 2018
 

A Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil além de promover uma rica experiência de aprendizagem por meio de palestras técnicas e minicursos diversificados, nesse ano comemorou os 45 anos do curso, um dos mais tradicionais do Centro Universitário de Itajubá – FEPI.

No dia (14/05), quando aconteceu a abertura do evento, a Reitora da FEPI, Profª Cidélia Maria Barbosa Lima, saudou os presentes falando do privilégio da instituição em contar com o curso: “É um prazer estar aqui, especialmente nesse ano que o curso completa 45 anos. Para o Centro Universitário é uma honra ter o conhecimento sendo gerado, bons profissionais sendo formados em todo esse tempo”.

O coordenador do curso, Prof. Demarcus Werdine, fez questão de salientar o comprometimento da instituição em proporcionar meios para que o curso cresça e seja uma referência na região: “Expresso minha alegria de fazer parte da FEPI. A competência da instituição tem proporcionado aos alunos experiências educacionais completas e únicas aos nossos alunos. Me formei aqui com muito orgulho. São 45 anos de um curso sólido e de indiscutível qualidade, que agrega ao mercado de trabalho, excelentes profissionais”.

A Pró-reitora Acadêmica, Profª Magda Cristina Nascimento Rochael ressaltou o quanto o curso é relevante para a instituição e sobre a semana acadêmica salientou: “Aproveitem essas aulas, que apenas estão acontecendo em locais distintos, são uma oportunidade de obter experiências diferentes”.

Após a cerimônia de abertura, o ex-aluno do curso, o Engenheiro Raul Borges ministrou a palestra sobre Empreendedorismo na Construção Civil, esclarecendo como aplicar conceitos de empreendedorismo ao longo da carreira profissional, exemplificando com experiências próprias os erros, acertos e sugestões.

A programação da Semana do curso contou com as palestras: “Exercício Profissional” ministrada pela Profª Cidélia Maria Barbosa Lima; Desafios do concreto no séc. XXI com o ex aluno, Engenheiro Civil João Bosco Moreira do Carmo e “Um panorama do Futuro para a Engenharia Civil”, com o Prof. Erwin Rolf Mádisson Júnior. A programação do evento contou também com mais seis minicursos.

TORNEIO PONTE DE MACARRÃO - O ápice da semana foi o esperado Torneio Ponte de Macarrão que acontece a 12 anos e nesse ano teve recorde de trabalhos entregues, ao todo foram 15 pontes de macarrão que competiram na categoria Fator Resistência e 16 Pontes inscritas na categoria Inovação Arquitetônica.

Uma das integrantes da equipe vencedora do torneio na Categoria Inovação Arquitetônica, Ana Paula Piazza Ribeiro (7° período) exclamou: “Não esperávamos ganhar, a competição foi muito acirrada, o pessoal caprichou muito. O trabalho foi bem duro, exigiu bastante de todos da equipe, mas valeu a pena”!

Na categoria Fator Desempenho, Leandro Graciano Vitor (6° período), integrante da equipe vendedora relatou: “Nós tínhamos participado da competição um ano atrás ano com um desempenho bom, mas não vencemos esse ano corrigimos as falhas cometidas anteriormente e nossa ponte aguentou 232,5 kg. Esse evento engrandece o curso, além de desenvolver os alunos porque exige estudo, pesquisa, foi excelente”.

A membra da comissão organizadora Paula Camargo Rodrigues (9° período) falou do sucesso que foi a competição: “O evento foi muito bom, melhor que nós esperávamos, foi grande o engajamento dos alunos, muitos trabalhos concorreram. Trabalhar em equipe é um desafio, mas é enriquecedor; a comissão é composta por 12 integrantes de vários períodos, mais o coordenador, e cada um assumiu uma função e deu muito certo”.

Satisfeito com o resultado da semana, o coordenador do curso exclamou: “Estou muito feliz com mais uma semana comemorativa do curso de Engenharia Civil da FEPI. Afinal, são 45 anos construindo um curso de muita qualidade. Agradeço a reitoria da FEPI pelo apoio de sempre, aos nossos professores pela dedicação e competência e a todos alunos por contribuir com o sucesso do curso. Também não posso deixar de agradecer aos alunos da comissão organizadora do evento os quais trabalharam com muito empenho realizando um evento de muita qualidade.”

 
Equipe vencedora – Categoria Inovação Arquitetônica

Ana Paula Piazza Ribeiro
Guilherme Silva Maciel Tavares
Marcos Alan Homse de Azevedo Júnior
Mateus Mota Candela
Yuri Cortez Mauad
Yuri Ribeiro Moraes


Equipe Vencedora – Categoria Fator Desempenho

Iracy Bueno Bicalho
Leandro Lobato Vitor
Barbara de Oliveira Andrade
Lorene Sophia Mol de Freitas
Weslley Henrique Ribeiro
Erlon Uilian de Barros
Tour virtual