Notícias

Alunos formandos do curso de Farmácia participam de metodologias ativas de Ensino-Aprendizagem

 
13 de dezembro de 2017
 

Entendendo que a dramatização pode ser utilizada como estratégia para vivência da profissão os alunos do Curso de Farmácia do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, alunos formandos do curso de Farmácia da FEPI participaram de aulas que utilizaram desse método. 
Em uma das aulas, os alunos vivenciaram situações profissionais do cotidiano, tendo, por meio de encenações teatrais, experimentado os dilemas ético e morais relacionados às áreas específicas da profissão, como por exemplo a Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos (P&D), a Dispensação e a Representação Farmacêutica.

Outra atividade objetivou a vivência da Gestão e o Marketing Farmacêutico. Assim, os alunos se organizaram em grupos. Cada grupo, orientado pelo professor Valdomiro Vagner de Souza, ficou responsável pelo planejamento, estruturação, viabilidade e logística relacionados ao objetivo: Divulgação da Profissão Farmacêutica e do curso de Farmácia da FEPI para estudantes secundaristas (especialmente em fase de pré-vestibular).

Tal atividade, de forte caráter extensionista, também teve o objetivo de auxiliar estudantes da comunidade quanto a escolha da profissão. Ao mesmo tempo, possibilitou a esses alunos conhecer a FEPI e seus cursos de graduação.

O prof. Valdomiro Vagner, responsável pela disciplina, salienta a importância desse tipo de atividade para a formação profissional. "Nessa fase, é comum para os estudantes formandos ou em fase de escolha da profissão, se depararem com dúvidas acerca do que os espera. As atividades dinâmicas, como a dramatização e o contato entre eles podem aliviar essa pressão e tornar o processo menos árduo. Desafios sempre vão existir e deverão ser enfrentados. As atividades proporcionaram para todos nós uma oportunidade de diálogo sobre a profissão Farmacêutica." Disse o professor que agradeceu a FEPI e a coordenação do curso, pelo apoio.
Tour virtual