FEPI - Notícias

Notícias

Alunos do curso de Medicina Veterinária participam de palestra sobre Medicina Legal

 
16 de maio de 2018
 

O aumento das demandas judiciais por conta da maior divulgação dos direitos dos consumidores tem criado novas oportunidades inclusive na Medicina Veterinária, e sobre esse tema que, no dia 08/05 o Prof. Dr. Valdecir Vargas Castilho falou aos alunos de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI.

Abrindo a palestra o Coordenador do curso, Prof. Leonardo José Rennó, conceituou Medicina Veterinária Legal, informando que ela se trata de uma especialidade dentro da Medicina Veterinária que trata da aplicação dos conhecimentos próprios da área, afim de auxiliar a Justiça. E segundo a ABMVL - Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal: “É a ciência que ensina a aplicação de todos os ramos da Medicina Veterinária aos fins da lei. Envolve a atuação do médico veterinário como perito, assistente técnico, consultor ou auditor”.

Pioneiro no segmento, Prof. Dr. Valdecir Vargas Castilho, explicou os fundamentos da Medicina Veterinária Legal, contextualizando-a historicamente no mundo e no Brasil, mostrando o quanto ela se faz necessária e suas aplicações. E citou: “É preciso o trabalho do Médico Veterinário em questões de saúde pública, na identificação de adulterações em alimentos como por exemplo: mel, leite, carne etc. Para identificar possíveis maus tratos aos animais no manejo, formas irregulares de abate, garantir sua integridade em exposições ou competições, no reconhecimento de espécies e identificação de animais dentre outras”.

Além da aplicabilidade da lei que rege a atividade, Prof. Valdecir mostrou por meio de fotografias, fatos encontrados no dia a dia de um perito.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da FEPI, Prof. Leonardo José Rennó Siqueira salientou que a palestra foi trazida com o intuito de mostrar quão importante é o papel do Médico Veterinário, profissional instruído, que deve sempre prezar pela integridade da classe e pelo bem-estar animal, além de provocar o sentimento de ética em cada um dos alunos. Estabelecendo este quesito como prioridade para exercer a profissão.

Para o aluno Uéder Tiago por meio da palestra foi possível adquirir novos conhecimentos, experiências possibilitando que permaneçam atualizados/informados na área de peritagem em relação ao projeto atividades de integração acadêmica e sobre isso explicou: “Cada período foi separado em subtemas como entomologia forense, perícia em patologia e perícia em bem-estar animal nos crimes de maus tratos contra animais. O assunto da palestra abordou pontos importantes da situação problema de acordo com o que nos foi disponibilizado, estando relacionado a parte investigativa da morte, diagnósticos de doenças e lesões por maus-tratos de animais”.

A Medicina Veterinária Legal é um campo vasto a ser explorado, tendo em vista a diversidade de áreas que o médico veterinário pode desenvolver o seu trabalho, e a palestra, bem como o trabalho proposto, trouxe para mais perto dos alunos mais essa área de atuação dentro da Medicina Veterinária.
Tour virtual