Notícias

Alunos do 1º período do curso de Direito finalizam Projeto Integrador com exposição de trabalhos em banners


18 de junho de 2018
 

 
No dia 08 de junho os alunos do 1º período do curso de Direito, apresentaram o resultado do trabalho do Projeto Integrador desenvolvido na disciplina de Sociologia Jurídica. O trabalho contou com a elaboração de banners tendo em vista a introdução do aluno ao universo científico, de modo que ele tivesse contato com a escrita acadêmica, suas regras e linguajar específico, assim como à apresentação e defesa de ideias, a partir da exposição oral do trabalho.

A professora da disciplina, Adriana Resende Faria Taets contou que o trabalho foi um grande desafio para os alunos: “Eles tiveram que elaborar uma questão que envolvesse, de algum modo, a relação entre Direito e Sociedade, pesquisar sobre o tema, relacioná-lo com as discussões típicas da Sociologia, para então fazer um levantamento bibliográfico. Por fim, eles desenvolveram todas essas ideias a partir do modelo do banner, tendo em vista os critérios de realização de trabalhos acadêmicos e científicos. É preciso lembrar, no entanto, que são alunos de 1º período, ou seja, eles acabaram de entrar na graduação. O resultado de todo esse trabalho, quando os alunos apresentaram suas pesquisas e defenderam suas ideias a partir da exposição dos banners foi algo surpreendente. Nós, professores do 1º período do curso de Direito, estamos muito orgulhosos dos nossos alunos, do empenho e disciplina na realização do projeto proposto”.

“Foi muito construtivo, sobretudo o trabalho em grupo, conseguimos convergir ideias diferentes em uma ideia em comum. Acho muito importante ter esse contato com pesquisas científicas desde o início do curso para irmos nos adaptando e esse trabalho pode amadurecer para projetos científicos maiores” relatou a aluna Layla Cavalcante.

Os alunos puderam trabalhar questões pertinentes às interrelações entre o Direito e a Sociedade. A partir de discussões típicas do pensamento sociológico, ao longo do semestre foram incentivados a refletir sobre a presença do Direito na sociedade a partir das instituições do direito, das profissões jurídicas, da elaboração das leis e códigos, da criminalidade, entre outras questões. Os banners foram fixados no 3º andar do bloco 600 e colegas dos demais períodos e outros cursos puderam prestigiar e fazer perguntas sobre as pesquisas elaboradas.
Tour virtual