Notícias

Aluno do curso de Engenharia Elétrica apresenta trabalho em Congresso de Química na Unifei

 
08 de dezembro 2017
 

No dia 26/11 o aluno do 6º período do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Itajubá – FEPI, Bruno Rangel, participou XXXI ERSBQ - Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química na Universidade Federal de Itajubá – Unifei.

Bruno expôs os resultados de sua pesquisa e explicou que a maioria das tintas condutoras existentes no mercado são muito caras, então, substituiu o material base da tinta, tirando a prata, colocando grafeno no lugar. “O grafeno por sua vez, por ser um semimetal, só consegue conduzir a partir de determinadas concentrações, através da teoria de percolação que explica todo processo para se conduzir. São nessas variações de massa de grafeno que estou trabalhando no momento, para saber qual a mais adequada na produção de tinta, levando em consideração custo e benefício”.

A respeito da experiência o aluno que é bolsista da FAPEMIG e orientando da Profª. Drª. Lidiane Gomes da Silva, citou: “Foi muito gratificante, apresentar meu trabalho de iniciação cientifica; pude adquiri novos conhecimentos e também representar o nome da instituição, e do curso que estou fazendo”.

Segundo o Prof. Tiago Rodrigues, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, através de experiências extracurriculares como estas que são criados os diferenciais tão procurados pelo mercado. Ele destacou que é muito importante que os alunos, ao longo da graduação, participem de atividades de iniciação científica, congressos e seminários técnicos-científicos, iniciativas de voluntariado, enfim, atividades científicas e de extensão universitária em geral. Por fim, frisou o coordenador: “Esta pesquisa desenvolvida pelo aluno Bruno Rangel é uma forma de destacar e enriquecer o currículo acadêmico, além de possibilitar o contato com materiais e tecnologias de ponta”, concluiu.
Tour virtual