Notícias

Aluna Rayane Goulart Braga do curso de Engenharia Civil tem trabalho publicado em Revista Internacional

 
13 de novembro de 2017

A discente, Rayne Goulart Braga, graduanda do curso de Engenharia Civil, juntamente com seu orientador, professor Dr. Leopoldo Uberto Ribeiro Junior, publicaram um artigo na revista International Journal of Civil & Environmental Engineering, volume 17, no mês de outubro de 2017. O trabalho intitulado: “Technical and Economic Viability for Low-Cost Graywater Treatments: Comparison Between Worm Humus Filter and Wetland”, está disponível em: http://ijens.org/Vol_17_I_05/170805-6464-IJCEE-IJENS.pdf. 

O trabalho teve o objetivo reduzir o consumo de água potável em residências unifamiliares, através da reutilização das águas cinzas provenientes do lavatório, chuveiro e máquina de lavar roupas, para uso não potável nos vasos sanitários e lavagem de pisos. Sendo assim, buscou analisar a viabilidade técnica e econômica utilizando o tratamento com húmus de minhoca e wetlands, objetivando obter a melhor solução que atenda os fatores técnicos, econômicos e ambientais. O sistema de filtro biológico apresentou reduções nos parâmetros analisados, porém, não atingiu o mínimo disposto nas normas vigentes. Enquanto o sistema de Wetland apresentou resultados mais satisfatórios se comparado com o filtro biológico. Os dois sistemas analisados apresentaram viabilidade econômica, sendo que o filtro biológico foi o mais economicamente viável.

“Parabenizamos a graduanda Rayne G. Braga por mais uma conquista, o que só vem a confirmar seu excelente desempenho acadêmico durante os cinco anos de graduação” disse o coordenador do Curso de Engenharia Civil, Demarcus Werdine.
Tour virtual